Hoje é o Denim Day. Você sabe o que isso significa?

Você sabia que hoje é o chamado Denim Day? Para quem não sabe, a palavra denim é um sinônimo de jeans. Assim, hoje seria, traduzindo para o português do dia a dia, o Dia do Jeans. No entanto, o motivo deste dia receber este nome em nada tem a ver com moda, mas sim com atitude, protesto e combate à violência sexual.

Por que Denim Day?

Há 18 anos a organização americana Peace Over Violence iniciou uma campanha chamada Denim Day. Era uma quarta-feira do mês de abril, em homenagem ao Mês da Conscientização Contra a Violência Sexual.

dinhos-blog-denim-day

O que motivou a criação do Denim Day? Uma decisão do Supremo Tribunal italiano, em 1990, onde uma condenação por estupro foi anulada porque os juízes sentiram que, uma vez que a vítima usava jeans apertados, ela deve ter ajudado seu estuprador remover a calça, o que implicaria consentimento. No dia seguinte a esta decisão, as mulheres que atuavam no Parlamento Italiano foram trabalhar usando calça jeans, em solidariedade à vítima.

Assim, no Denim Day, para se colocar contra o assédio e à violência sexual, basta usar calça jeans. Nesta quarta-feira, seu jeans vira mais do que uma decisão fashion, mas um símbolo de protesto.

Denim-Day-dinhos-poster-2017

Poster da campanha Denim Day em que se lê “Faça uma declaração social junto com sua declaração de moda. Use jeans com um propósito”